quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PR disse estar satisfeito com empenho do governo no que concerne o crescimento económico

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - O Presidente da República disse estar satisfeito com o empenho do governo no que concerne o crescimento económico, um facto reflectido na arrecadação das receitas fiscais que passam a cobrir as despesas correntes.

Malam Bacai Sanha comunicou a sua satisfação ao Fundo Monetário Internacional em missão de avaliação ao programa económico do governo. É isso mesmo o que revelou o chefe da aludida missão do FMI, Paulo Drummond, à saida de um encontro com o Presidente da República.

"O senhor Presidente está muito satisfeito com o desempenho favorável da economia, uma situação económica mais favorável do que a anterior e uma performance e um desempenho do governo satisfatório em termos de implementação das reformas económicas do governo", disse ele.

"O FMI continuará a apoiar a Guiné Bissau, temos traçado este trajeto desde há uns anos, estaremos juntos com a Guiné Bissau em 2012", concluiu o economista do FMI, segundo o qual toda a ajuda orçamental do país poderá ser canalizada para as infrastruturas e outros investimentos em capital.

Em Dezembro próximo, o conselho de ministros do FMI mais de 3.5 milhões de dólares à Guiné Bissau.

* * *

O país marca o Dia Mundial da Paz com encontro para ouvir opiniões sobre a concórdia nacional

FMI dá nota positiva ao desempenho económico do Governo

Bissau, ( Fonte: Rádiodifusão Nacional ) - A Guiné Bissau celebrou quarta-feira, 21 de Setembro, Dia Internacional da Paz.

Para marcar a data, a Comissão Organizadora da Conferência Nacional 'Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento', juntou diferentes Organizações juvenis para ouvir suas opiniões sobre a concórdia nacional.

Uma oportunidade, sem dúvida, para os jovens darem o seu ponto de vista sobre a paz no quadro da conferência nacional, como disse o representante Especial do SG das Nações Unidas no país, Joseph Mutaboba.

"Aos jovens guineenses que sempre tiveram um papel ativo nos debates devem continuar. Façam com que a vossa voz seja ouvida e actuem de forma positiva para contribuir para um mundo da imagem da vossa era", sublinhou

O membro da comissão organizadora da conferência, Ansumane Sanha, falou da necessidade permanente de consciencializar a juventude guineense para o restabelecimento de uma paz duradoura no país.

Na opinião dos representantes da CNJ, RENAJ e Conselho Nacional da juventude Islâmica, a paz só pode tornar-se uma realidade com a participação de toda a sociedade baseado no diálogo franco e permanente.

* * *

CEMFA diz que se há algum ser sobrenatural que neste momento estaria a criar perturbações para o país então o mesmo terá deve pagar a sua culpa sozinho

Bissau, ( Fonte : Rádio Pindjiguiti ) - O Chefe de estado-maior da força aérea disse quarta-feira que, se há algum ser sobrenatural que neste momento estaria a pensar criar perturbações para o país, então o mesmo terá de pagar sozinho a sua culpa.

O general Papa Camará falava pela ocasião do encerramento das comemorações do Dia Internacional da Paz, iniciado desde 18 de Setembro em Bissau sob o alto patrocínio do UNIOGBIS.

Esse general da força aérea lembrou que o país conheceu momentos difíceis desde o conflito político-militar de 1998, mas que, agora, não só o povo como os próprios militares, desejam a paz. Nesse sentido, convidou a todos os participantes do ateliê sobre a paz na Base Aérea, conflitos, as causas e consequências, a transmitirem tudo quanto puderam adquirir como conhecimento nos quartéis onde estão integrados.

No acto, o Representante Especial do SG das NU na Guiné Bissau, Joseph Mutaboba, procedeu à leitura da mensagem de Ban-kimoon sobre a paz no mundo.

Por seu lado, o Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Fodé Cassamá, apelou os políticos para procurarem chegar ao poder pelas vias legais e a evitarem os centros militares.

* * *

Os guardas do centro prisional de Bafatá ameaçam deixar escancaradas as portas desse cárcere

Bissau, ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - Os guardas da prisão de Bafatá ameaçaram quarta-feira que podem deixar as portas desse centro prisional escancaradas até que seja regularizada a situação do seu ordenado na Função Pública.

A nota que a comissão negocial dos guardas distribuiu aos órgãos de comunicação social é dirigida também aos familiares das pessoas presas nesse centro e à opinião pública.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

DESTAQUES

- "Pela primeira vez na sua historia, a Guine-Bissau caminhara com as suas proprias pernas" - a frase pertence ao ministro das Financas, Jose Mario Vaz. Ou seja, em 2012, a receita dara para cobrir as despesas;

- 174 mil toneladas, sim, isso mesmo que leu: a Guine-Bissau pulverizou todos os a
nteriores recordes na exportacao da castanha do caju, com receitas no valor de 150 milhoes de dolares. A famosa taxa dos 50 fcfa atingiu valores astronomicos: 8.7 mil milhoes de francos cfa!;

- Os trabalhos na Avenida dos Combatentes correm a bom ri
tmo, a fim de ser 'inaugurada' no proximo dia 24, dia da independencia. As passadeiras estao a funcionar, ha sinalizacoes, os candeeiros vao acendendo, cada dia que passa estao mais perto do aeroporto, os semaforos na zona da Guimetal estao nos seus lugares

-FMI revê em alta crescimento económico para 5,3 por cento

O FMI prevê um crescimento económico do PIB (Produto Interno Bruto) da Guiné-Bissau, em 2011, de 5,3 por cento, reavaliando em alta em mais de um ponto percentual a avaliação que fizera há seis meses.

A previsão foi hoje avançada em Bissau, no final de uma missão ao país, que começou dia 08, a terceira no quadro do Instrumento de Crédito Alargado (ECF, um apoio do FMI para países com poucos recursos).

A próxima missão do FMI à Guiné-Bissau será em dezembro, altura em que a instituição deverá desembolsar para o país mais 3.658 milhões de dólares (2.673 milhões de euros).


FMI dá nota positiva ao desempenho económico do Governo

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - A missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que se encontra no país, para a avaliação económica do Governo considerou terça-feira como ‘favorável’ a situação económica da Guiné Bissau.

Em conferência de imprensa conjunta com o Ministro das Finanças, José Mário Vaz, o chefe da missão do FMI, Paulo Drummond, disse que, pela primeira vez, as receitas do Governo serão capazes de cobrir os gastos correntes.

“Desta vez, o Governo terá as suas próprias receitas para poder cobrir os seus gastos correntes”, disse Drummond.

“Esse é um ponto que tira a Guiné Bissau de uma situação basicamente de crise de gestão pública financeira em que ela estava há alguns anos atraz e põe a Guiné Bissau numa situação de gerenciamento adequada das contas públicas e abre espaço, evidentemente, para duas coisas: todo o recurso adicional que o Governo arrecadar a partir de então poderá ser destinado as despesas de capital e para todos os parceiros de desenvolvimento da Guiné Bissau, todos os doadores e outros parceiros desenvolvimento. Pode-se ver a partir de agora que toda a contribuição que fôr dada à Guiné Bissau para o seu financiamento poderá ter um destino para financiar gastos de capital ou projetos de investimento. Porque as despesas correntes estão a ser cobertas com recursos financeiros próprios da Guiné Bissau”, explicou.

Satisfeito com a avaliação de Paulo Drummond, o Ministro das Finanças públicas, José Mário Vaz, prometeu trabalhar ainda mais:

“É necessário que o país comece a andar com os seus próprios pés a partir do ano de 2012. É a primeira vez que a Guiné Bissau consegue financiar, através das receitas fiscais, as suas despesas correntes”, disse ele.


"Vamos trabalhar no sentido de que a receita tributária possa cobrir a despesa corrente, e as receitas não fiscais devam reforçar o financiamento ao programa de investimento público", adiantou o Ministro Mário Vaz.

* * *

PM deixa Bissau com destino à Nova Iorque

Bissau, ( Fonte: Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Primeiro-Ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, deixou o país terça-feira com destino a Nova Iorque, onde no sábado, 24 de Setembro, discursará na reunião de Assembleia-Geral da ONU nos Estados Unidos de América.

Na segunda-feira, durante o ato de tomada de posse dos membros de Governo que foram mudados de pasta ou recém-nomeados, o chefe do Governo afirmou que a sua intervenção na reunião de Assembleia-Geral da ONU irá centrar-se no processo de reforma em curso no setor da defesa e segurança nacional.

“Estamos a ter a confiança dos nossos parceiros de desenvolvimento, como sabem, nós temos ainda o processo de consultas com a UE, temos o processo de reforma no setor da defesa e segurança, há questão do Fundo de Pensões que tem que ser ativado, os parceiros prometeram mas ainda estão a examinar o desempenho do Governo”, afirmou.

“Eu penso que este é o momento muito forte para se ter encontro com altas personalidades, incluindo o SG das NU e alguns governantes para os quais já temos uma agenda de trabalho”, referiu Carlos Gomes Júnior, que irá, por outro lado, tomar parte do oitavo encontro a realizar na próxima segunda-feira, também em Nova Iorque, na sede da UA, do Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné Bissau.

A sexagéssima-sexta sessão da ONU é aberta quarta-feira em Nova Iorque.

* * *

PM convida partidos políticos ao diálogo sério em prol do desenvolvimento económico do país

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - O actual líder do PAIGC disse segunda-feira que não se pode falar da história da Guiné Bissau, sem, antes, se falar do PAIGC.

Carlos Gomes Júnior, que discursava num comício realizado a frente da sede nacional do partido libertador, no centro da cidade de Bissau, no âmbito das celebrações 55 aniversário da sua criação, convidou os partidos políticos para um diálogo franco e sério em prol de desenvolvimento da Guiné Bissau.

“Foram 55 anos de história do PAIGC e, sobretudo, da história da Guiné Bissau. Porque, não se pode falar da história da Guiné Bissau, sem se falar antes da história do PAIGC. O que as pessoas querem é deturpara s coisas, mas Deus nos ajudará, com a nossa juventude que hoje se apresenta cada vez mais dinâmica para honrarmos Amílcar Cabral e todos os combatentes da liberdade da pátria”, advogou.

“Porque, hoje, se existe o multipartidarismo foi porque o PAIGC é que entendeu que tinha que abrir este desafio político para todos os guineenses. Mas, esse desafio político, nós abrimo-lo para vermos o retrocesso a que as pessoas nos querem impôr. A divisão que nos querem impôr. Então, nós dissemos não; e partir do momento em que me confiaram a direção do partido eu jurei nesta praça que o PAIGC jamais iria para a oposição, camaradas”, lembrou.

“Porque o PAIGC é um partido responsável, um partido que disse ‘vamos todos para o pluralismo político’, falemos como irmãos, discutamos da nossa pátria uma vez que, nós isoladamente, dirigir a Guiné Bissau. Convidamos os nosso irmãos para que nos sentemos. Nós não consideramos as pessoas como nossas inimigas, mas como nossas adversárias políticas, para debatermos ideias, as melhores ideias que levem a nossa terra para a frente”, vincou Carlos Gomes Júnior.

No comício comemorativo dos 55 anos de vida do PAIGC falou também, em nome dos Combatentes da Liberdade da Pátria a senhora Teodora Inácia Gomes, para a qual só com a paz e estabilidade, o actual Governo do PAIGC conseguirá concluir o seu programa de governação.

* * *

Liga Guineense de Proteção Ecológica (LIPE) emite em comunicado sua posição para com a situação na Líbia

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - A Liga Guineense de Proteção Ecológica (LIPE), fez conhecer terça-feira, em comunicado de imprensa, a sua posição frente à actual situação na Líbia.

Lê-se no documento que “a direção da Liga Guineense de Proteção Ecológica sempre se colocou ao lado do povo líbio sob orientação evidente e clara do Conselho Nacional de Transição (CNT) na sua justa luta pela liberdade, justiça a que tem direito, como qualquer povo de mundo”.

Pelo que decidiu “felicitar calorosamente os actuais dirigentes máximos do CNT, nomeadamente, o seu Presidente, senhor Mustapha Abdel Jally, o seu Primeiro-Ministro Mahmmud Djibril e os seus colaboradores pela forma sábia e tolerante como o processo está sendo conduzido desde o início do conflito, encorajando-os no sentido de introduzir reformas essenciais para que o povo líbio viva num país verdadeiramente democrático e livre do que foi privado ao longo da vigência da governação do coronel Muammar Gadhafi”.

No seu ponto três, o LIPE exige ao Governo da Guiné Bissau para que se abstenha de posicionar contra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a Líbia e as decisões do Tribunal Penal Internacional, no que concerne ao mandado de captura contra o coronel Muammar El-Kadhafi.

Finalmente, a LIPE, formação política sem assento parlamentar, propõem a que o Governo permita para a embaixada da Líbia no país hasteie a bandeira nacional do seu país, restaurada conforme a vontade do povo líbio soberano, pois, é a bandeira desse país aquando da proclamação da sua independência, em 1951. “A liberdade não se doa, conquista-se”, refere no fim da nota o bureau político da LIPE.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PR regressa ao país após mais de duas semanas em tratamento médico no Senegal

Bissau, ( Fonte : Lusa,18 de Setembro de 2011 ) - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, regressou hoje ao país após mais de duas semanas em tratamento médico no Senegal, mas à chegada ao aeroporto de Bissau não prestou declarações a imprensa.

Malam Bacai Sanhá deslocou-se a Dacar, por sugestão dos seus médicos, para realizar alguns exames de rotina, segundo fontes da presidência guineense, que não podem ser feitos na Guiné-Bissau, devido à falta de equipamentos.

À chegada ao aeroporto, oriundo de Dacar num avião da força aérea senegalesa, Bacai Sanhá foi recebido pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, membros do Governo, chefias militares e alguns representantes da comunidade internacional sedeados em Bissau.

* * *

AFP: Réunion de chefs militaires du Sénégal et de Guinée-Bissau en Casamance

KOLDA (Sénégal), (16 sept 2011 - AFP) - Des chefs de zones militaires frontalières du Sénégal et de la Guinée-Bissau ont entamé vendredi une réunion sur la sécurité en Casamance, région du sud du Sénégal qui a connu récemment une recrudescence de braquages, a constaté un journaliste de l'AFP.

Cette rencontre rassemble à Kolda (sud) jusqu'à samedi les chefs militaires des provinces de Ziguinchor et Kolda, situées en Casamance, ainsi que leurs homologues du nord-est et du centre de la Guinée-Bissau.

Elle "s'inscrit dans le cadre de la coopération militaire entre le Sénégal et la Guinée-Bissau, qui est une coopération de défense", et fait suite à une réunion similaire tenue en août à Bafata (centre de la Guinée-Bissau), a expliqué à l'AFP un responsable militaire.

Ces dernières semaines, plusieurs localités de la Moyenne-Casamance, près de la frontière avec la Guinée-Bissau, ont enregistré des attaques et braquages attribués à des membres présumés du Mouvement des forces démocratiques de Casamance (MFDC, rébellion).

Le 26 août, les habitants d'une vingtaine de villages avaient barré la route pendant plusieurs heures et organisé une marche dans le village de Goudomp, près de la frontière bissau-guinéenne, pour demander plus de sécurité et le retour des cantonnements militaires qui ont existé dans la zone.

Fin août, l'armée sénégalaise avait renforcé sa présence dans ces zones.

"Notre problème de sécurité se pose dans la zone du Balantacounda (proche de la frontière bissau-guinéenne) où, depuis le mois de mai, des exactions sont commises sur des populations et les assaillants se replient vers la frontière avec la Guinée-Bissau", a affirmé un officier de l'armée sénégalais.

La Casamance, où le MFDC mène depuis 1982 une rébellion armée pour l'indépendance, avait jusqu'ici connu une certaine accalmie, après un regain de violences fin 2010 et début 2011 marqué par la mort d'une vingtaine de militaires, selon l'armée sénégalaise.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

O PGR vai anunciar dentro em breve a apresentação de resultados concretos de processos polémicos que agitam o país

Bissau – ( Fonte: Rádio Bombolom-FM ) – O procurador-geral da República (PGR), Edmundo Mendes, deu a entender quinta-feira que está para breve a apresentação de resultados concretos e, em particular, dos processos que agitam a nossa sociedade.

O PGR adiantou também que a conjuntura sócio-política actual expõe demasiado a figura do procurador, ou melhor, politiza no mau sentido da palavra fazendo dele objeto de pressões e polémicas interpartidárias e da sua atuação à arma de arremesso desses interesses, enfraquecendo, inevitavelmente, a imagem de objetividade e serenidade que deve ser associada à figura do máximo representante do Ministério Público.

Mendes se exprimia durante a cerimónia de tomada de posse do vice-procurador-geral da república, José Luis Rodrigues.

"O MP tem magistrados judiciais eficientes e tecnicamente bem preparados, sensatos e forçados, capazes políticos de contribuir para uma significativa melhoria da justiça na Guiné Bissau", sublinhou ele.

"É preciso, para que tal melhoria aconteça, que cada um dos intervenientes do sistema judiciário assuma a parte da responsabilidade que o toca", adiantou, dando também a saber que, dentro em breve, "vamos apresentar os resultados concretos em particular dos processos que agitam a nossa sociedade. Por isso, exorto àqueles que acreditam em nós, que continuem a fazê-lo, porque vamos trabalhar para continuar a merecer crédito", vincou.

Na cerimónia em referência, o PGR lançou um aviso-revelação de que a Procuradoria-Geral da República vive de portas escancaradas, sem controlo nem segredos, e onde cada um faz aquilo que lhe apetece e sem assunção das responsabilidades.

"É bem patente que a instituição Procuradoria-Geral da República vive de portas escancaradas, o que não vamos tolerar. Não há controlo nem segredos, cada um faz o que lhe apetece, sem responsabilidades apuradas, desde magistrados que passam a vida a conspirar aos que se deambulam nos corredores a espreitar o motivo dos documentos oficiais. (..) o que é triste!".

* * *

"Não há afinal nenhum desentendimento entre Bubo Na Tchuto e António Indjai", disse o advogado do contra-almirante

Bissau – ( Fonte: Rádio Bombolom-FM ) – O advogado de defesa e porta-voz do contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, teve encontro quinta-feira com jornalistas para desmentir especulações em como Bubo Na Tchuto estaria alegadamente contra a sua passagem à reforma.

O advogado Joãozinho Vieira Có refutou e desmentiu também alegações dando conta que Bubo Na Tchuto não tem um bom relacionamento com o Presidente da República, com o Primeiro-Ministro e com o CEMGFA, general António Indjai.

"Eu começaria por me referir mais concretamente à algumas notícias que foram veículadas ultimamente com relação ao meu constituinte, o contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, atual Chefe de Estado-maior da Armada guineense", disse ele.

"1. Foi dito que o contra-almirante se recusa de ir para a reforma; 2. Que ele não tem bom relacionamento com o CEMGFA, e não tem bom relacionamento com o Presidente da República e com o Primeiro-Ministro, e que, portanto, seria iminente o seu afastamento", recordou Vieira Có.

"O que eu gostaria de dizer, é que estas notícias constituem uma fantasia, porque não correspondem à verdade. A verdade é o que eu vim repôr neste encontro que estamos tendo neste momento", esclareceu.

"A verdade é que o contra-almirante está a exercer efectivamente as suas funções por merecer a confiança das mais altas autoridades do país, que são o Presidente da República, Governo e outros atores políticos, sem referir também, mais concretamente, às forças armadas. Nas forças armadas, ele goza de amizade e estima, por isso, no ato da sua nomeação, a proposta surgiu das forças armadas, foi levado ao Governo e este, depois de a ter discutido, chegou à consenso após o que a levou ao Presidente da República com vista a sua nomeação por Decreto presidencial conforme manda a nossa constituição da República", explicou Joãozinho Vieira Có.

"Portanto, não corresponde minimamente à verdade que ele tem um mau relacionamento. Eu até não sei qual é o alcance, o significado desta palavra - mau relacionamento, porque ele, pela sua natureza, muitas pessoas que o conhecem pessoalmente, sabem que ele é alguém de muito simples", acrescentou.

Vieira Có aproveitou a imprensa para reafirmar que a reforma no setor da defesa e segurança é um processo muito sério e de capital importância para a estabilidade e o desenvolvimento do país.

"Nós estamos empenhados num processo muito sério, que é o processo de reforma no setor da defesa e segurança. Toda a importância deste processo é porque se querem dois objetivos fundamentais: o primeiro objetivo é a estabilidade para o país e o segundo objetivo é a consequência da estabilidade e o desenvolvimento. Porque um país que tem estabilidade não pode desenvolver-se. Se um país não tem o sussego e os seus filhos não se entenderem e não estiverem reconciliados, viverá sempre na fadiga, e, nesta, não há o desenvolvimento", observou o advogado de Bubo Na Tchuto.

"Eu gostaria de, por esta oportunidade, lançar um apelo à todos os guineenses: é bom que acreditemos neste processo que é um bem para o nosso país. Que os guineenses acreditem que a paz efectiva é possível. Não façamos como aquele doente que, ao recobrar a sua saúde, passou muito tempo sem se adoescer. Então, ele, sem acreditar nisso, foi à consulta onde perguntou ao médico se ele estava são. O médico lhe disse - 'você está curado'. O que ele tinha é a psicose da doença. Porque, mesmo são, permaneceu na sua cabeça que ele estava doente, quando não o estava", contou.

"Nós temos que nos libertar desta psicose, que os guineenses passem a acreditar nos seus companheiros e façam esforço para deixar de dizer 'eu ouvi'. Nós, ao tratarmos de grandes questões, devemos falar com objetividade, isenção e responsabilidade", concluiu ele.

* * *

Chefe de missão do FMI considera 'positivas as perspectivas económicas da GB

Bissau – ( Fonte: Rádio Sol Mansi - RSM ) – O chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Drummond, considerou quinta-feira que as avaliações preliminares indicam que as perspectivas económicas da GB este ano são positivas.

Paulo Drummond fez esta revelação ^`a imprensa no final de um encontro com o PM, Carlos Gomes Júnior, dando também a saber que ele está mais uma vez no país para fazer uma avaliação formal do programa económico do Governo.

* * *

Governo inaugura primeiro porto de pesca no país

Bissau – Fonte: Rádio Difusão Nacional (RDN) – O Primeiro-Ministro presidiu quinta-feira a cerimónia durante a qual foi inaugurado o primeiro porto de pesca a ser construído na Guiné Bissau.

A nova infrastrutura, que foi construída de raiz, com fundos do Banco Africano de Desenvolvimento no valor de cerca de 10 milhões de euros, possui um mercado, câmaras frigoríficas, laboratório de análise do pescado e espaços para empresários privados que tencionam investir no sector.

Carlos Gomes Junior considerou a nova infrastrutura como mais um instrumento de combate à pobreza na Guiné Bissau.

Uma das exigências da UE, uma das principais parceiras do Governo no setor das pescas, é para que o país tenha um laboratório que passe a certificar a qualidade, tipo, e o estado dos produtos derivados de mar, que, posteriormente, serão exportados para o mercado europeu.

O novo porto tem capacidade atracagem para 4 navios de grande porte e pode conceder emprego a cerca de cinco mil pessoas.